A atuação clínica envolve uma abordagem ampla e integrada para o cuidado do paciente, atuando em condições clínicas e cirúrgicas com foco em doenças digestivas.
O cuidado de pacientes com doenças digestivas exige um detalhamento de seu cenário alimentar, hábitos e inclusive saúde mental, proporcionando assim melhor entendimento de todas as possíveis afecções. Dentre as patologias mais comuns acompanhadas, destacam-se a doença do refluxo gastroesofágico, obesidade, doenças inflamatórias intestinais (DII), síndrome do intestino irritável, constipação intestinal, diagnósticos diferenciais de dores abdominais, esteatose hepática, disbiose intestinal além de consultas de check up preventivo gastrointestinal.
O atendimento e acompanhamento é direcionado para os pilares de medicina de estilo de vida (MEV) com foco em metas plausíveis e atingíveis para melhora de doenças crônicas, prevenção e longevidade, após diagnósticos precisos e um plano de tratamento personalizado.
O diagnóstico diferencial de dores abdominais é uma parte crucial da atuação clínica, pois a dor abdominal pode ser um sintoma de uma ampla variedade de condições, desde doenças benignas até emergências médicas. A avaliação detalhada dos sintomas, histórico médico e exames complementares, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia e colonoscopia, são essenciais para identificar a causa subjacente da dor e direcionar o tratamento adequado.
A atuação clínica envolve uma abordagem ampla e integrada para o cuidado do paciente, atuando em condições clínicas e cirúrgicas com foco em doenças digestivas. A personalização do cuidado é fundamental para o manejo bem-sucedido de condições médicas complexas e para a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.
Desenvolvido por Engagier